quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Cultura em Arte - O Papel Artesanal




Fotos de Cesar Barbosa


A transformação de material reutilizável em papel foi o tema de uma oficina realizada na noite desta terça-feira, 24, que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal tendo como ministrante o artista plástico Fernando Lima.
A mágica da transformação dispensa efeitos especiais ou sobrenaturais. Pelo contrário, ingredientes simples como papel de rascunho, água, liquidificador e forma, são elementos de criação. O que era picadinho se transforma em massa, e após, na forma, toma sua característica final, com cores e textura próprias.
SEGREDOS
Um dos mais criativos artistas canoenses, Fernando Lima explica que a técnica é milenar, de origem chinesa. “Esse tipo de construção de papel foi inventada por T’Sai Lun, no século ll depois de Cristo. É a mesma forma utilizada por anos a fio pela humanidade para a confecção de papéis que serviram para documentos, obras de arte e pinturas”, disse Fernando.
Na oficina os interessados também ficaram conhecendo técnicas de fabricação de papel a partir de grama, casca de cebola e outros tipos de fibras naturais. A decoração no chamado papel artesanal leva ingredientes como café, e tinturas naturais de plantas. O alto relevo é destaque e confeccionado com formas. O resultado final é bonito e atraente.
Tais segredos de criação e transformação poderão ser conhecidos em nova oficina, que conforme Fernando, ainda não tem data confirmada para acontecer.
Jesiel B. Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário