quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mediação de Leitura





A formação de agentes literários, através da técnica de contação de histórias, foi o tema de uma oficina realizada na tarde desta quarta-feira, 25, para estudantes do Pró-Jovem Trabalhador – Curso de qualificação para contador de histórias. O grupo de 14 estudantes, da escola General Osório, bairro Rio Branco, esteve reunido no Salão Nelson Paim Terra, na sede da Prefeitura.
Para ministrar a oficina, duas profissionais experientes no ramo: as pedagogas Sônia Petry e Maristela Bongiorni, da Biblioteca Pública Municipal, e que trabalham com o projeto Hora do Conto, cujo protagonista é o Boneco Juca e com o apoio do PROLER - Programa Nacional de Incentivo a Leitura.
Sônia explicou que na oficina os alunos aprenderam técnicas da contação de histórias, que incluem a escolha do texto; o público alvo; como se preparar para a atividade, além de manipulação de fantoches, que agrada muito ao público infantil.
A professora da turma, Daniele Soares, conta que a formação do grupo permitirá que atuem em ambientes escoares, bibliotecas e eventos, através da contação de histórias. Em Canoas existem duas turmas que possuem essa qualificação dentro do programa Pró-Jovem.
Jesiel B. Saldanha

Um comentário:

  1. Que saudade destas duas GRANDES CONTADORAS DE HISTÓRIAS, Sônia e Maristela. Beijo no coração de vocês e, é claro, do meu amigo JUCA.
    Vera M. Hoffmann (Catapimba)

    ResponderExcluir