quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Máscaras Africanas de João Máximo em exposição na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva

Fonte: http://joaomaximo-arteemmadeira.blogspot.com/



João Máximo, ator e escultor canoense tem na cultura africana o foco de suas atividades artísticas. Como ator sua trajetória inclui direção e participação em diversas peças teatrais, além da atuação no filme Neto Perde Sua Alma.

O artista João recria a arte africana através de entalhes em madeira de eucalipto coloridas com anilinas diversas, enfeitadas com contas e fibras naturais. São trabalhos que impressionam pela expressão e dramaticidade de sua presença.

De sua formação teatral vem o gosto pelas máscaras, elemento essencial para a criação e representação de personagens. João assume o papel de um Xamã, criando figuras que nos reportam a um passado distante e, ao mesmo tempo atual, pois fazem parte da formação da cultura brasileira.

As figuras que o artista nos apresenta tem uma origem específica: os primeiros escravos que aportaram em nossas terras, com sua indumentária, suas cores e penteados exóticos. Para tanto, João buscou na obra de Jean Baptiste Debret, artista francês que integrou a Missão Francesa (1816-1831), responsável pelo registro de imagens do Brasil Colônia, modelo e inspiração para a criação de suas figuras.

A Secretaria da Cultura de Canoas, através da Biblioteca Pública traz esse conjunto de máscaras para homenagear a arte e a cultura africana nas comemorações da Semana da Consciênciaa Negra.

A exposição ficará no Corredor da Artes na Biblioteca até 02 de dezembro de 2011.
Horário: das 8h30min às 18h.


Fernando Lima
Professor e artista plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário