quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Festival Canoas Jazz Mercosul modifica paisagem e rotina humanizando as estações do metrô


Foto de Felipe Lause
Secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e prefeito Jairo Jorge acompanharam apresentações que acontecem nas estações até o dia 25. Sábado e domingo, shows gratuitos no Parque Getúlio Vargas "O Festival Canoas Jazz Mercosul está humanizando as estações do metrô, que são locais de passagem, onde as pessoas geralmente querem ficar o menor tempo possível", constatou o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, ao assistir, no dia 23 de novembro, a apresentação do grupo Tonda Pecoits na Estação Mathias Velho.

O evento, inédito, modificou a paisagem e a própria rotina dos moradores. Como revelam os comerciantes Rafael Dias, 35 anos, e André Luís de Souza, 31, desde a abertura, no dia 21, eles e muitos outros canoenses só retornam para casa depois dos shows na estação. "Não tinha costume de ouvir jazz, mas o Festival modificou meu gosto musical. É um som muito bom de se escutar, sozinho ou acompanhado", disse Rafael.

Prestigiando também o evento de quarta-feira, no terceiro dia de atividades, o prefeito Jairo Jorge ressaltou que "é dever do setor público democratizar o acesso à cultura, e o jazz, por ser universal, dialoga com todas elas". Ainda estiveram presentes o secretário adjunto de Estado da Cultura, Jéferson Assumção, e o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato.

Na programação do dia, destacaram-se workshop com o músico Daniel Sá, sobre harmonia e improvisação, e audição comentada referente ao trompetista, compositor e bandleader de jazz Milles Davis. Comanda pelo jornalista Paulo Moreira, a audição teve a participação do músico Jorginho do Trompete, depois de se apresentar na Estação São Luiz. "Que esta seja a primeira edição de muitas, porque é um evento que proporciona cultura para todos", enfatizou Jorginho. Para Daniel Sá, Canoas está de parabéns, porque no Estado não há nada parecido com este Festival, como provam as inscrições bastante concorridas para os workshops.

Os shows nas estações Centro, Fátima, Niterói, São Luiz e Mathias Velho seguem até sexta-feira, dia 25. No sábado e domingo, o Festival oferece ao público shows gratuitos, com grandes músicos brasileiros, no Parque Getúlio Vargas.

A programação completa pode ser acessada pelo site http://www.canoasjazz.mus.br/.

 
Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário