quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Oficina de Contação de Histórias

Foto de Cesar Barbosa
Foto de Cesar Barbosa



Uma oficina de contação de histórias reuniu 30 professoras das escolas municipais de Nova Santa Rita Rui Barbosa e Campos Salles, nesta quinta-feira, no auditório da Biblioteca Pública Municipal. Desde as 8h30min, as manipuladoras do Boneco Juca, Sônia Petry e Maristela Bongiorni, falaram sobre os vários tipos de histórias, como as que não utilizam texto e os contos de fada. Também sugeriram uso de materiais alternativos para representar as situações narradas e recomendaram alguns livros com ilustrações especiais, que permitem maior interatividade.

Maristela comentou, ainda, livros que trazem novas versões de clássicos, como Chapeuzinho Vermelho. As participantes falaram a respeito de obras que utilizam em suas escolas e sobre o cuidado que o contador deve ter para não reproduzir preconceitos contidos em algumas histórias. O encerramento teve a participação do Boneco Juca.
A diretora da escola Rui Barbosa, Sandra Fernandes Amorim, participou pela primeira vez de uma oficina do gênero. Ela também integra atividades em sala de aula e considera importante trocar experiências e buscar mais qualificação.
Sônia e Maristela informam que as oficinas ocorrem quando solicitadas pelos educadores, que recebem certificados no final da atividades.

Eloá da Rosa

Fonte:  http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=14276

Um comentário:

  1. Olá Sonia e Maristela,

    Obrigada pela oficina de contação de histórias proporcionada aos professores das Escolas Campos Salles e Rui Barbosa de Nova Santa Rita. Sua contribuição nos ajudará no dia a dia da sala de aula. Formaremos nossos futuros leitores de forma mais prazerosa!

    ResponderExcluir