quarta-feira, 13 de julho de 2011

Gestores da SMC integram debates sobre PMLL na Capital

Visando a interação com novas experiências, a partir dos avanços na política local para o livro, leitura e literatura, oito gestores da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas participaram, nos últimos dias 11 e 12, das conferências temáticas sobre o Plano Municipal de Livro e Leitura de Porto Alegre.

Os representantes da SMC participaram dos eixos “Fomento à leitura e à Formação de Mediadores” e “Democratização de Acesso”. Participaram, nessa ocasião, a equipe da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva Simone Peixoto Maia, Miriam Dalva Kinczel de Oliveira; Sônia Petry, Maristela Bongiorni Alff de Freitas; de Unidade de Pontos de Cultura, Júlio Cesar dos Santos; e do projeto estratégico Canoas Jovem, Elizabeth Rubel Dias; da Unidade de Livro, Leitura e Literatura, Andrea Falkenberg e de Equipe de Publicações, Cássia Isabel Godoy Batista.

PMLLL de Canoas é referência

Considerado como um dos maiores reflexos da soma de iniciativas e experiências na área de livro e leitura da cidade, o Plano Municipal de Livro, leitura e Literatura (PMLLL) de Canoas foi aprovado em dezembro do ano passado. Esse instrumento público, baseado diretrizes de implementação do Plano Nacional do Livro e leitura (PNLL), e capitaneado pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, é um pacto pelo Livro na cidade, visando fazer de Canoas uma Cidade de Leitores, tanto do ponto de vista cultural como educacional.

Atualmente, o PMLL é utilizado como referência para a aplicação de propostas em cidades no Estado e fora dele. Após a apresentação do PMLLL, feita pelo então secretário de Cultura canoense Jéferson Assumção, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, as cidades de Congonhas (MG); Guarulhos (SP); Recife (PE); Caxias do Sul (RS); Porto Alegre (RS) e o Estado do Maranhão, já formalizaram sua intenção de ter o Plano canoense como referência para a montagem de seus trabalhos.

Ronaldo M. Botelho


Eixo – Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores
Tema: Formação do leitor
Data: 11 de julho - segunda-feira
Horário: 8h30
Local: Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Campus Saúde - bairro Santana
Público participante: instituições formadoras, universidades, escolas técnicas, instituições sociais, professores e demais interessados
Abertura do debate: Profª Eliane Moro, Profª Lizandra Estabel e Sonia Zanchetta


Eixo – Democratização de Acesso
Tema: Cidade Leitora
Data: 12 de julho – terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Teatro Bruno Kiefer
Endereço: rua dos Andradas, 736 – Centro – Casa de Cultura Mario Quintana
Público participante: bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, instituições sociais, educadores e demais interessados
Abertura do debate: Elisa Machado – Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário