quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Seminário Regional de Contação de História

No primeiro dia de Seminário, o Secretário Adjunto Flávio Adones, o Diretor de Cidadania Cultural Luiz Antônio Inda e a Gestora da Biblioteca Simone Peixoto Maia realizaram a abertura.

O seminário tem como objetivo principal mostrar aos contadores que não tem idade certa para ser um bom ouvinte de histórias.

Visando a interação e o gosto pela leitura os palestrantes mostraram ao público presente que com simples objetos, histórias e muita imaginação o contador de história transforma o ouvinte.

A professora e bibliotecária Rosinaura Barros narrou sobre suas experiências como contadora de história tanto no hospital com pais de recém-nascidos internados na UTI, como na EMEF Vila Monte Cristo em Porto Alegre, emocionando a todos.

Camilo Darsi de Souza e Gabrilela Machado Benaiter relataram suas experiências com a acessibilidade e inclusão socio-cultural na contação de história para surdos.

A professora Rosângela Charão do Pestalozzi relatou sobre sua experiência no Instituto para crianças com necessidades especiais.

Terminamos o dia com a palestra da Professora Vera Maria Goulart Neuhaus e Eric Domingues da Silva da ADVIC que falaram sobre o sistema Braille e as experiências de contação de histórias para crianças cegas através de objetos confeccionados por elas e livros em braille e figuras em auto-relevo.

No segundo dia, o Grupo LEGATO apresentou-se com uma contação de história que envolvia dança, música e língua de sinais (LIBRAS) demonstrando como a inclusão social de pessoas surdas e cegas na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário