terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Flávio Adônis e Maria Helena Guedes assumem Secretaria de Cultura canoense

Foto: Ireno Jardim

O novo titular da Secretaria Municipal de Cultura, Flávio Adônis, foi empossado na tarde desta sexta-feira, 7, em cerimônia no Salão Nelson Paim Terra, junto à Prefeitura Municipal. Além de Adônis, também foi conduzida ao cargo, a nova secretária adjunta da pasta, Maria Helena Guedes.
Ambos receberam os cargos do prefeito Jairo Jorge, na solenidade que também deu posse ao novo secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazzinato e seu adjunto, Túlio Moreira.
CONTINUIDADE
Flávio Adônis ocupou o cargo de secretário adjunto de Cultura desde janeiro de 2009, e, portanto, participou de todo o processo de implantação da inédita secretaria de cultura da cidade, junto com o então titular, Jéferson Assumção, que foi nomeado secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, cujo titular é o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.
Músico, compositor, arranjador e um expressivo defensor da cultura canoense desde os anos 80, o secretário Flávio Adônis lembrou dos desafios para a implantação de uma secretaria que trouxesse para Canoas políticas culturais. “Hoje assumo mais um desafio, o de manter o trabalho que foi iniciado com serenidade, firmeza, paixão, lealdade e responsabilidade”, disse em seu discurso.
Junto com Flávio, a pedagoga Maria Helena Guedes irá capitanear a pasta da cultura no município. Com larga experiência em gestão, tendo passagens pela Secretaria de Educação do municipio e Universidade Luterana do Brasil, onde atuou por 29 anos, a secretária adjunta foi saudada pelo prefeito Jairo Jorge. “Maria Helena é uma gestora, a pessoa indicada para levar adiante a complementação dos trabalhos iniciados pelo agora secretário Flávio Adônis, o ex-titular Jéferson Assumção e toda equipe da secretaria”, disse o prefeito.
Sobre Flávio Adônis, Jairo Jorge reiterou sua história de ativismo cultural. “É uma pessoa que sempre lutou para manter acessa a chama da cultura na cidade”, completou.
AFINIDADE
Por ter sido realizada junto à posse dos titulares da segurança do município, a integração entre as duas áreas não foi esquecida. “São duas secretárias que podemos chamar de novas: a cultura era apenas um departamento; já a segurança era frágil e com pouca atuação”, lembrou o prefeito.
Por estarem atreladas em determinados trabalhos de inclusão social, o prefeito justificou a posse de ambos titulares como uma celebração à cidadania.
A relação entre cultura e segurança também foi observada pelo secretário adjunto de Cultura no Estado, Jéferson Assumção. “Os trabalhos em segurança com inserção de cultura que acontecem em Canoas são um exemplo para o país, e nos mostram o quanto é necessário termos essas duas importantes áreas em atuação conjunta”, finalizou.
Jesiel B. Saldanha